CVX a caminho …
No fim-de-semana de 7 a 9 de Outubro, a convite da Equipa Nacional, participámos, em conjunto com os representantes das outras regiões, numa acção de formação em Fátima organizada pela Equipa de Formação.
Tendo como tema central “ A CVX - a caminho de sermos (cada vez mais) Corpo Apostólico”, partiu-se da história da própria CVX, para demonstrar que esta está associada a uma dinâmica de crescimento que aponta nesta direcção e desenvolvimento. Dinâmica esta, que tem vindo a ser objecto de uma crescente consciencialização por parte dos seus membros.
De Grupo de Oração e Partilha que toma consciência da centralidade da Missão por seguir a Espiritualidade Inaciana, a Comunidade de Apóstolos com uma Missão Comum, chamada a ser um Corpo Apostólico é um caminho percorrido e a percorrer. É dinâmica de crescimento que nos lembra que na vida espiritual parar é morrer e que todos somos chamados a crescer, quer individualmente, quer no pequeno grupo ou nas comunidades mais alargadas a que pertencemos.
Este desenvolvimento também ilustra que a CVX está bem de saúde porque em movimento, aberta a novos horizontes e em busca permanente da sua razão profunda de ser, que radica no próprio Cristo e na Sua Igreja.
E por isso é que a CVX é chamada a ser Corpo e Apostólica. Corpo, porque se deixa conduzir pelo Espírito Santo; Apostólica porque partilha a missão de Cristo. À semelhança do que aconteceu com a comunidade dos primeiros Apóstolos que só se transforma em Igreja nascente após a vinda do Espírito Santo, fruto da ressurreição de Cristo, a CVX é chamada a ser Corpo Apostólico porque se deixa imbuir e conduzir pelo mesmo Espírito. É Ele que faz e dá sentido ao Corpo e explica que a CVX seja mais do que a mera soma dos seus membros e vá muito para além do conjunto destes.
Sustentada pelo Espírito Santo a CVX, através dos membros, está e vai sendo capacitada para Discernir – Enviar – Apoiar – Avaliar (DEAA), exercendo através deste modo específico a sua vocação dentro da Igreja.
Equipa Regional