3 de Agosto de 2013
AM - Dias 3 e 4
Dos Delegados à Assembleia do Líbano, para a CVX-P
Olá moços e moças,
Aqui vai o nosso resumo sobre os dias 3 e 4 da Assembleia:
Dia 3 – “A nossa realidade como Corpo Apostólico Laical (CAL)”
Tivemos a presentação do Relatório de actividades do ExCo e do Relatório Financeiro. Ficámos a saber que o número de comunidades e de membros aumentou desde 2008 e que, curiosamente, a um aumento de 2000 membros CVX, correspondeu, no mesmo período, uma diminuição de 2000 “membros pagantes”!!!
Foram ainda apresentadas e integradas na CM, 3 novas Comunidades Nacionais: Lituânia, Botswana e Guatemala.
Seguiu-se um momento um pouco “tenso”, de apresentação das alterações propostas às Normas Gerais e Princípios Gerais… Fez-nos lembrar os nossos bons velhos tempos de discussão dos Estatutos… :=)
Tivemos ainda uma conferência sobre a estrutura do Corpo Apostólico da qual não retivemos muito e, à noite, um encontro dos 60 Delegados Europeus com uma agenda “Aberta”…
Dia 4 – “Aprofundando a nossa compreensão sobre o que significa ser CAL”
Foi um grande dia!
Começou com apresentações de três Comunidades Nacionais sobre três aspectos importantes na construção do CAL: Missão individual/Missão comunitária (Congo); Processo de Discernimento Comunitário e implementação de uma obra apostólica (Uruguai); Formação e Compromisso (PORTUGAL)
A seguir, o Franklin Ibeñez fez uma apresentação magnífica sobre o que significa em concreto ser CAL e da qual vos daremos mais ecos em Portugal . Interpelou-nos particularmente uma visão da Missão apostólica como um iceberg em que a maior parte não se vê e corresponde à missão na vida quotidiana de cada um dos membros da CVX.
Depois de uma reflexão pessoal e de um trabalho de grupo interessante sobre esta temática, tivemos uma conferência sobre a colaboração com a Companhia de Jesus, feita pelo P. Anthony da Silva (Secretário do P. Geral) – “Não há Futuro sem colaboração”. No fim de um intenso debate, um Jesuíta participante comentou: ”Há por aí muitos Jesuítas com um medo terrível da CVX, e com razão!...”
Mandamos 2 fotos : apresentação de uma das novas Comunidades e um símbolo da Comunidade vista como um mosaico em que cada um tem o seu lugar único (cada pontinho do mosaico é uma cara…)
Um abraço para cada um,
dos vossos delegados
Nota: CAL não é da parede.