As eleições

Caríssimos CVXistas:

 Como todos sabem durante a Assembleia Nacional a CVX elegerá a próxima Equipa Nacional. De acordo com os novos Estatutos a votação será feita por grupo e já não haverá votos por correspondência. Podem votar todos os grupos filiados e com as quotas em dia à data da Assembleia Nacional.

 Junto se envia a lista dos membros da CVX que, tendo sido nomeados, aceitaram ser candidatos à Equipa Nacional. Os candidatos a Presidente são referidos à parte, uma vez que os requisitos de candidatura são diferentes. Enviam-se também fichas de identificação de cada um dos candidatos, que contêm informação relevante para apoiar as orientações de voto dos grupos. Falta a ficha do Miguel Braga, que seguirá logo que possível.

 Processo de nomeação e candidatura

  • Apresentaram nomeações: 5 grupos do Porto, 11 da região Sul e as Equipas Regionais da Beira Litoral, da Beira Interior e da região sul.
  • Foram nomeados para o cargo de Presidente 15 membros da CVX-P: 2 de Braga, 3 do Porto, 1 da Beira Interior, 2 da Beira Litoral e 7 da região Sul;
  • Foram nomeados como candidatos para a Equipa Nacional 57 membros da CVX-P: 4 de Braga, 11 do Porto, 4 da Beira Litoral, 7 da Beira Interior e 31 da região Sul.
  • Aceitaram ser candidatos a Presidente 2 membros da CVX-P da região Sul e ser candidatos à Equipa Nacional 10 membros da CVX-P sendo 9 da região Sul e um da Beira Interior.

Eleição

A eleição para cada cargo decorrerá separadamente, e inicia-se com a eleição do Presidente. Para cada cargo, ganha o candidato que obtiver maioria absoluta dos votos expressos nos dois primeiros escrutínios. No terceiro escrutínio, a votação incluirá apenas os dois candidatos que obtiveram a maior parte dos votos. Depois do terceiro escrutínio, se se mantiver a igualdade, é eleito o que for mais velho.

 Todos os candidatos que não forem eleitos para um determinado cargo são automaticamente candidatos ao cargo seguinte.

 Selecção dos candidatos

Convidamos assim, cada grupo a analisar atentamente as fichas dos candidatos, e seleccionar quais aqueles em que irão votar, através dos vossos representantes na Assembleia. Considerando o processo de eleição acima referido, é conveniente que considerem segundas escolhas, uma vez que as vossas primeiras escolhas podem não “passar” ao um terceiro escrutínio. Poderão optar também por dar alguma liberdade de escolha aos vossos representantes na Assembleia, tendo em conta que estes terão oportunidade para conversar nessa altura com os candidatos.

Desejamos a todos uma proveitosa reflexão e esperamos pelos vossos representantes em Fátima, dia 29 de Outubro

 Um abraço

 Pela Equipa Nacional

 Teresa Sabido Costa