Compromisso temporário III

Carta aos Abba, por ocasião do compromisso temporário da Concha Reis.

“Queridos ABBA,

De "seca" na Loja do Cidadão (a resmungar porque hoje tive de vir eu mesma: o raio da procuração está em meu nome, e não posso, como de costume, substabelecer nos estagiários porque estão todos a estudar para exames…) para vir buscar uns registos criminais urgentes de uns cidadãos americanos para concurso público nacional... ), com a senha 303 e a chamarem o 265 ao fim de meia hora de espera...

Descobri que tinha na carteira o "Mensageiro" de Julho - que a Gigi  tanto recomendara na nossa reunião de ontem.

E embora ainda ande a tentar "digerir" o Mensageiro de Junho - mais ler, como proposto, o "Evangelho da Vida", que julgo nunca li de principio a fim, e vivamente recomendo leiam ou releiam -  lá peguei nele, levada logo de entrada pelo entusiasmo contagiante do Pe Dário com o balanço da visita do Papa a Portugal,  tal qual no-lo contara a Gigi.

Estava nisto - e os números no painel do meu guichet parecia terem solidificado: nada bulia!!! - quando....

Ups, lá, bingo!!!!!

Acho que até dei um pulo - ou foi o meu anjo da guarda que pulou também? - mas até o lajedo cinzento parece que rebrilhou...

Página 5 do dito Mensageiro, pelo punho do Pe António Coelho, sj, o comentário à intenção missionária deste mês, que é: "Que todos os cristãos se comprometam a oferecer em todo o lado, especialmente nos grandes centros urbanos, uma contribuição válida para a promoção da cultura, da justiça, da solidariedade e da paz".

E no comentário: "como falar de Deus na grande cidade? Como testemunhar a sua presença num ambiente secularizado e dessacralizado? Como anunciar uma mensagem evangélica que deve ser fermento na massa para fazer nascer uma sociedade mais justa, solidária e pacífica? ..."

(Enfim: tudo o que todos nós sempre questionamos e partilhamos...)

Ena!, que boa matéria para rezar e reflectir neste cadinho da vida urbana citadina stressionante e ameaçadora no seu mais kafkiano aspecto da redução de cada um a seu número de ordem, sem nome nem rosto, que é esta (e qualquer outra!) Loja do Cidadão (sem questionar que todos no ABBA nos lembramos de Repartições Públicas bem  mais aterradoras e que esta é um manifesto sinal do progresso, do Simplex e de outras coisas que tais...)

Mas o ponto é:

E que lhe chamou o Pe António Coelho, ao seu comentário da intenção missionária de Julho ???...

"COMPROMISSO CRISTÃO"!!!!!!

Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!”