Como nasceu, a quem se destina?
A CVX-U começou em Lisboa, no final de 2005, em resposta a uma solicitação feita por um conjunto de estudantes universitários, conhecedores da CVX, que desejavam a proposta de um caminho (adaptado da CVX, segundo tinham imaginado) que os ajudasse a estruturar uma vida de oração e de crescimento espiritual seguindo os métodos inacianos.
Actualmente existem grupos CVX-U em Lisboa, Porto e Coimbra.
A quem se destina a CVX-U
- É para jovens estudantes ou recém-formados, entre os 19 e os 25 anos, que, tendo já resolvido a sua opção de fé, desejam aprofundar a sua experiência cristã e preparar as suas escolhas de vida usando as ajudas da espiritualidade inaciana.
- Não são grupos de iniciação na fé ou para gente ainda em fases primeiras da sua busca. É para quem quer ir mais além. Alguma experiência de oração, desejo de encontro com Deus e vontade e capacidade de reflexão sobre a própria experiência são requisitos necessários.
- Normalmente, os grupos são constituídos por cerca de 10-12 pessoas, para permitir reuniões de duração razoável e procura-se que haja entre os seus membros uma certa homogeneidade em termos de idades.
- A CVX-U é uma proposta de introdução à CVX. Um dos objectivos é que, ao fim dos três anos, os que percorrerem o caminho da CVX-U façam uma opção informada pela CVX (ou não), tendo adquirido já os instrumentos fundamentais e o conhecimento correcto do estilo de vida e da vocação laical apostólica da CVX.
Objetivos, meios, programa
CVX-U é:
- uma proposta de caminho para, através da prática da oração diária, conhecer melhor Jesus e segui-Lo mais de perto na construção do seu Reino -- e experimentar a alegria;
- que ensina a usar os meios propostos nos Exercícios Espirituais de S. Inácio para unificar a fé e a vida em todas as suas dimensões -- e a viver em paz;
- e tem como objectivo ajudar cada pessoa, através do conhecimento de si e do encontro com Deus, a encontrar o seu lugar próprio na Igreja e no mundo, vivendo a sua vida como missão e serviço -- e a descobrir o sentido e a realização.
CVX-U exige:
- esforço e disciplina para fazer da oração e da revisão de vida diárias uma prática habitual, e capacidade de partilhar esta experiência no grupo;
- vontade de conhecer e aprofundar a experiência regular dos Exercícios Espirituais;
- presença participativa em todas as reuniões quinzenais do grupo.
CVX-U desenvolve-se:
- segundo um plano para 3 anos, ao fim dos quais, quem o desejar, pode continuar a sua caminhada cristã na CVX.
- Os grupos vão seguindo um guião comum para a sequência das reuniões e algumas vezes, ao longo do ano, haverá encontros para toda a CVX-U.
Plano CVX-U:
- Ano 1: Eu, Deus e o Mundo
Conhecimento próprio e aceitação pessoal. A oração. Imagens de Deus, a vontade de Deus e a vocação pessoal. O olhar cristão sobre as coisas, a disponibilidade para o serviço no mundo como missão. - Ano 2: Conhecimento de Jesus Cristo
A pessoa de Jesus e anúncio do Reino: da amizade à colaboração na missão. Os seus valores e o seu estilo. O seguimento de Jesus: ser discípulo para aprender a ser apóstolo. - Ano 3: Santo Inácio, Exercícios Espirituais, Carisma e Estilo de Vida CVX
Aprofundar o conhecimento do caminho inaciano proposto pela CVX, a partir da vida de S. Inácio, e dalguns textos mais marcantes dos Exercícios e dos documentos da CVX. Crescer no uso dos instrumentos que ajudam a unificar a fé e a vida: discernimento, buscar e encontrar a Deus em todas as coisas, o modo de proceder inaciano, a procura do maior serviço de Deus na Igreja e no mundo.
Como iniciar a experiência?
Quem desejar iniciar a experiência CVX-U deverá contactar o CUPAV (em Lisboa) ou outro Centro Universitário da Companhia de Jesus (em Coimbra ou no Porto), e fazer a sua inscrição para o dia de apresentação da CVX-U que ocorre, normalmente, durante os primeiros dias de Outubro. A entrada para um grupo pressupõe a participação nesta apresentação inicial.
- CUPAV - Centro Universitário Padre António Vieira, Lisboa
- CUMN - Centro Universitário Manuel da Nóbrega, Coimbra
- CREU-IL - Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola, Porto