De Inglaterra à Síria… a sabedoria da paz

Vendas de tacos de basebol aumentam 5000%
8/10/2011
As vendas de tacos de basebol aumentaram mais de 5 mil por centro nas últimas 24 horas na loja online Amazon. A causa para a subida vertiginosa na procura destes objectos serão os distúrbios violentos que se têm vivido em várias cidades britânicas nos últimos dias.

Distúrbios provocam três mortos em Birmingham
8/10/2011
Os motins dos últimos quatro dias registados no Reino Unido mostram que "partes da sociedade estão doentes", afirmou hoje o primeiro-ministro britânico, que recusou que falte dinheiro à polícia por causa das medidas de austeridade.

Manchester registou os piores motins dos últimos 30 anos
8/10/2011
A cidade de Manchester, no norte do Reino Unido, registou esta noite os piores motins dos últimos 30 anos, anunciou a polícia local, referindo confrontos, pilhagens e actos de "violência gratuita".

Ânimos Acalmam em Inglaterra (11/08/2011)
Durante a noite, a presença policial nas ruas de Londres foi ostensiva. Foram atirados objectos a agentes da polícia metropolitana no bairro de Eltham, mas o grupo de atacantes dispersou e o assunto foi resolvido. O número de detidos na capital desde o início dos incidentes atingiu os 820. Os tribunais não têm parado, com estes processos a jovens que chegam a ter 11 anos.
Em Gales houve pela primeira vez nestes dias alguns distúrbios, mas de um modo geral as cidades que entretanto se tinham ‘incendiado’ recuperaram alguma da calma.
Em Birmingham corre já um inquérito à morte de três homens atropelados enquanto patrulhavam as lojas do seu bairro, que se pensa ter sido intencional.

Não é possível não ver...
Dizia-me uma prima que se tornou difícil distinguir Inglaterra da Síria, com alguma razão... não fora a Síria ser para a maioria de nós apenas um nome de um país distante, de que só ouvimos falar de vez em quando, e quase sempre pelas piores razões... de tal forma que até já nem ligamos... passa-nos ao lado... agora ver Londres, Manchester, Birmingham, neste estado, ruas que muitos de nós já percorremos, onde sabemos que vive alguém que conhecemos, às vezes até família... ah!, aí já é outra conversa...

A SABEDORIA DA PAZ
Dá Senhor, à nossa vida a sabedoria da paz.
Que o nosso coração não naufrague na lógica de tanta violência disseminada em nosso redor.
Que os sentimentos de dor  ou de despeito não sufoquem a necessidade dos gestos de reconciliação, a urgência de uma palavra amável que rompa as paredes do silêncio, o reencontro dos olhares que desviam.
Dá-nos a força de insinuar no Inverno gelado que, por vezes, vivemos a ramo verde, a inesperada flor, a claridade que é esta irreprimível e pascal vontade de recomeçar.
José Tolentino de Mendonça
in Um Deus que dança

Fontes das notícias: www.sapo.pt