Duas Missões

A Mia que é da CVX do Porto enviou-nos um e-mail com duas sugestões de partilha.  

Atenção aos anexos

MENSAGEM  DE ANO NOVO

 “Começar, estamos sempre a começar. Temos um Ano Novo pela frente, mas começar de novo não é começar outra vez, não é repetir alguma coisa, é começar de outro modo, com novidade. E o primeiro gesto devia ser o de agradecer esta imensa oportunidade. Este ano será aquilo que fizermos dele: se cultivarmos uma atitude de egoísmo e individualismo, será assim; mas se nos comprometermos com a construção da paz e da justiça no mundo, então teremos um bom Ano Novo. Não esqueçamos ao longo do ano que começa hoje que há uma imensa sabedoria em viver cada dia como se fosse o primeiro e há uma imensa felicidade em viver cada dia como se fosse o último. As duas coisas são possíveis ao mesmo tempo.” (In NÃO HÁ SOLUÇÕES, HÁ CAMINHOS. Vasco P. Magalhães, sj)

Missão Camura

Ajuda pontual em géneros ou em dinheiro

Missão de médicos cirurgiões que se desloca à Guiné para realizar intervenções cirúrgicas.

Dr. José Manuel Furtado, médico ginecologista/obstetrícia de grande prestígio e credibilidade. Pertence ao grupo CVX de Guimarães, assistido pelo P.Vasco Magalhães.

Fundo Social

Contribuição monetária mensal de uma quantia fixa (mínimo10€) durante um ano, para um fundo de solidariedade gerido pelo Padre Vasco Magalhães e Padre Nuno Tóvar de Lemos.

Este fundo destina-se a apoiar temporariamente famílias em dificuldades, até reequilibrarem as suas vidas.

Não hesite nem adie. P.F. Agarre uma destas duas iniciativas.

Um Bom Ano!

Maria Amália Xavier (MIA)

Missão Camura

No próximo mês de Janeiro um grupo de médico irá para o Hospital de  Cumura, Guiné, numa missão humanitária, de carácter voluntário.

Como podem calcular, a extrema pobreza daquele país, obriga a que levem todo o material e equipamento que necessitam para as intervenções cirúrgicas e actividade médica.

Apelo por isso ao vosso apoio e generosidade… por muito pouco que se possa dar ( temos a noção do período difícil que atravessamos ) é sempre importante para esta Missão..

Desde já, um grande obrigada.     

                                         

 Isabel Gonçalves Folhadela Furtado

 

Missão ao Hospital de Cumura, Guiné-Bissau

O Hospital de Cumura, situado a 10 km de Bissau, também conhecido como a antiga Leprosaria, foi criada há 55 anos …“Os missionários chegaram em Cumura, na Guiné-Bissau em 1955, enviados pelo Papa PIO XII, para tomarem conta dos doentes de lepra que viviam isolados numa grande reserva chamada Cumura, mais ou menos abandonados a si mesmo...”

Logo sem grande demora se iniciou a protecção aos grupos mais vulneráveis da população entre as quais as crianças e as mulheres sobretudo em idade fértil ou durante o período da gestação, parto e pós-parto.

Na última década, com o alarmante avanço do VIH/Sida e da tuberculose, foram criadas outras unidades de apoio a emergências e uma melhor cobertura da maternidade, tornando o Hospital de Cumura, numa das estruturas hospitalares mais conhecidas na Guiné, centrando a sua actividade no tratamento de doentes Hansenianos, assim como na assistência infantil e na assistência às mulheres.

No entanto, têm enormes dificuldades que vão desde os parcos recursos financeiros, materiais, até aos medicamentos. A primeira dificuldade é de não poderem contar com o apoio das autoridades, que não estão conseguindo enfrentar estas dificuldades nas estruturas hospitalares públicas.

Com alguma periodicidade (apenas a possível, mas de longe a desejável), grupos de voluntários tem feito missões neste Hospital…

No próximo Janeiro 2011, um grupo de médicos - José Manuel Furtado ( Ginecologia/ Obstetrícia ), Fernanda Nunes ( Anestesia ), José Trigueiros ( Cirurgia Geral), Filipa Félix ( Anestesia ) e António Almeida e Silva ( Ginecologia/ Obstetrícia ), com a enfermeira-instrumentista Ana Maria Conde Pinho, irão deslocar-se ao Hospital de Cumura com o objectivo de executar um considerável número de cirurgias, actividade assistencial, assim como formação a enfermeiras locais e parteiras.

Para esta missão, é necessário a ajuda de todos….todo o apoio é bem vindo, todo o valor é enormemente apreciado.

Em anexo vai a listagem do que mais é necessário para esta Missão…podem ajudar adquirindo directamente o respectivo material, ou indicando o material que querem comparticipar – enviando o valor que pretendem dispor, assim como os dados para o posterior envio do recibo.

Bem Hajam pela vossa ajuda

Qualquer dúvida ou esclarecimento:

Isabel Furtado            telm 917513554         email - isabel@tmg.pt

Gabriela Melo             telm 967055323         email – gabriela.melo@somelos.pt

COMO AJUDAR ?

    pode adquirir parte ou a totalidade de cada item

    Comparticipar com uma viagem ( cada custa cerca de 900€ )

    Adquirindo directamente os respectivos materiais

    Qualquer donativo em numerário que será convertido em material

Dados da conta

NIB    0033 0000 00067803777 05

Nota – por favor enviar cópia do depósito por email, com os dados para o recibo

(os apoios cedidos gozam de dedução fiscal, ao abrigo da “lei do mecenato” )

Tabela de material necessário para a Missão no hospital de Comura

Formulário para a Missão Fundo Social