Tomai Senhor, e recebei
Toda minha liberdade,
A minha memória também.
O meu entendimento
E toda minha vontade.
Tudo que tenho e possuo,
Vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes,
Com gratidão vos devolvo:
Disponde deles, Senhor,
Segundo vossa vontade.
Dai-me somente
O vosso amor, vossa graça.
Isto me basta,
Nada mais quero pedir.
No essejota.net. vem como sugestão para a quinzena passada uma reflexão sobre esta oração.
Diz-nos António Valério, sj:
"O tema escolhido para esta quinzena é a oração proposta por Santo Inácio no final dos seus Exercícios Espirituais, na última contemplação, chamada Contemplação para alcançar amor [nn. 230-237]. Dentro do percurso dos Exercícios Espirituais, esta oração surge como a síntese e corolário de todo o percurso feito pelo exercitante ao longo das suas quatro semanas.
Situada, portanto, no final do percurso, a oração do Tomai Senhor pressupõe o caminho realizado ao longo dos Exercícios, um caminho que conduziu ao conhecimento de mim mesmo e da minha vida, dos seus limites e dos seus desejos, e essencialmente, da pessoa de Jesus. É Ele que me convida a segui-Lo com radicalidade nas minhas escolhas grandes e pequenas, num dinamismo de maior serviço e amor.
Em muitos locais e celebrações se canta esta oração, muitas vezes sem se saber a sua origem. Toda a oração indica uma determinada intenção do coração no que diz respeito ao modo de nos relacionarmos com Deus e com as implicações que esta relação tem no concreto da vida. E, se cantar o “Tomai Senhor” manifesta uma vontade de entregar a Deus a própria vida, no abandono e na confiança de que “só a Vossa graça me basta”, então o cântico tem o seu efeito.
Mas seria muito interessante ir mais longe e determo-nos nas palavras desta oração.
Apenas um coração tocado por um enorme dom e surpresa poderia dizer estas palavras de forma total. A contemplação para alcançar amor pressupõe que me sinto movido a dar tudo a Deus, a minha memória, inteligência e vontade, porque reconheço que Deus também me comunica tudo aquilo que tem e é. Ao ponto de ultrapassar largamente a própria liberdade e a própria vida, apenas encontrando como seu sentido o facto de viver completamente no Outro.
A pessoa humana que faz uma oblação deste género encontra-se mergulhada na consciência profunda de que Deus tudo absorve, tudo move, tudo completa. Que Ele é o único infalível, o único olhar que verdadeiramente salva e convoca. A pessoa humana que vive isto, experimentou a profundidade do amor de Deus. A oração do Tomai Senhor é a resposta completa e total de uma vida agradecida e reconhecida, que encontra a sua força e motivo na vida de Deus, que a anima desde o mais fundo. A quantidade de vezes em que aparecem as palavras todo, toda, tudo exprimem o registo de totalidade que é o Deus e, ao mesmo tempo, o registo em que se deve mover a fé.
O grande segredo do cristianismo consiste numa aproximação progressiva ao estilo de vida de Jesus, que vive totalmente entregue à vontade de Deus e ao serviço dos outros. No “Tomai Senhor”, surge este compromisso de fazer da própria vida uma doação total, uma vida em plenitude, a mesma de Jesus.
Exercício: Quando rezo esta oração, que sintonias sinto com a totalidade de Deus que se me entrega totalmente? Serei capaz de fazer o mesmo?"
in essejota.net/espiritualidade inaciana
Falarmos a mesma língua, resulta, então, na mesma oração:
Take O Lord and receive
All my liberty, my memory,
My understanding and my entire will
All that I have and possess
You have given all to me
To you O Lord I return it
All is yours
Dispose of it all according to your will
Give me your love and grace
For this is sufficient for me.
Prenez dans vos mains,
Seigneur, ma liberté entière;
Recevez ma mémoire,
Mon intelligence,
Et toute ma volonté.
Tout ce que j’ai, Tout ce que je possède,
C’est vous qui me l’avez donné ;
Je vous le rends et vous le livre sans réserve
Pour le soumettre entièrement à votre volonté.
Donnez-moi seulement votre amour
Et votre grâce
Et je serai suffisamment comblé ;
Je ne demande rien au-delà.
Tomad, Señor,
y recibid toda mi libertad,
mi memoria, mi entendimiento y toda mi voluntad,
todo mi haber y mi poseer,
Vos me lo disteis, a Vos, Señor, lo torno.
Todo es vuestro.
Disponed a toda vuestra voluntad,
dadme vuestro amor y gracia que ésta me basta.
e muitas outras há...
A todos Feliz dia de Santo Inácio!