História do Sol e da Lua

Ontem foi assim...

Hoje a história não é sobre princesas, nem sobre anjos como outras que conto, hoje é sobre estrelas...
No princípio havia o Sol e a Lua.
O Sol era muito alegre e vivia para a Lua, a Lua era muito bonita e vivia para o Sol.
O Sol e a Lua namoravam desde sempre, casaram e nasceu a Terra.
Quando a Terra nasceu, era ainda bebé, tudo era perfeito... e o Sol e a Lua viviam felizes, dançavam juntos e dormiam abraçados, não havia dia, nem noite... e viam a terra crescer.
A Terra girava, girava e era a melhor bailarina do universo... todas as estrelas, planetas e cometas a aplaudiam e diziam que como a Terra ninguém girava, nenhuma volta era mais perfeita do que as que a Terra dava.
Mas um dia a Terra ficou doente...
E o Sol e a Lua desesperavam de não a ver girar, rodopiar como sempre rodopiara...
Passou então um cometa, que lhes disse que era uma doença muito grave... muito, muito grave... mas que havia um remédio!
Ah! - exclamaram o Sol e a Lua, ao mesmo tempo, que só queriam que a Terra voltasse a girar, como dantes girava....
O Cometa disse-lhes então, que para que a Terra voltasse a girar, o Sol e a Lua tinham que ficar um de cada lado da Terra, para lhe dar o equilíbrio que permitia que ela continuasse a girar. Só assim, a Terra poderia continuar a viver...
Que contentes ficaram Sol e Lua, que agora iam poder fazer com que a sua Terra ficasse boa... era tudo o que mais queriam...
Lembraram-se, então de que para que cada um ficasse num lado diferente da Terra, não se poderiam ver mais, não podiam namorar mais, nem mais dançariam um com o outro...
Mas era mais importante que a Terra continuasse a girar...
Então o Sol e a Lua separaram-se. Tristes, muito tristes... mas sabendo que o que faziam era para que a Terra girasse como dantes e voltasse a ser a mais bela bailarina do Universo.
Mas sabem que o Sol é ainda e sempre apaixonado pela Lua?
Chiu! É segredo! É em segredo... mas ainda é!
Mas houve esta grande conspiração, que os impediu de estarem juntos... Estarem juntos e abraçados, todos os momentos das suas vidas... por isso eles arranjaram uma maneira... e todos os dias e todas as noites eles se encontram... são só mesmo uns minutinhos... uns instantes... mas são deles esses instantes: são ao acordar e ao deitar... namoram-se, olham-se, mas não se podem tocar...
Mas umas vezes... muito poucas, quando a lua está mais triste, ou o Sol já não aguenta de saudades, eles tocam-se, aproximam-se devagarinho e abraçam-se... todo o mundo os vê nesse momento... chamam-lhe eclipse! São poucos esses momentos, mas eles conseguiram arranjar uma maneira de se encontrar...
Morrem de saudades um do outro, e quando já vão esquecendo esses momentos, precisam de outros, para poder lembrar, para poder viver e continuar o equilíbrio de que todos os que estão à sua volta precisam.
Assim, todos os dias o sol acorda e sai da cama rápido para ver a lua... antes que ela se vá...porque o sol tem sempre que nascer.
E a lua foge... porque não aguenta a luz do sol...e foge para se esconder.
Dizem que se vai deitar...porque quando se deita, fica quieta, adormece e assim aguenta melhor as saudades que tem do Sol e lembra melhor o último abraço que o Sol lhe deu. Mas dorme tranquila, por assim a terra gira e continua a girar.
E acaba por a obrigar a levantar mais uma noite... outra vez...
e há noites em que a lua se levanta preguiçosa e o Sol vê-a de longe.. longe e sempre de fugida... e não a consegue tocar...menos ainda agarrar porque ela parece que foge... mas a Lua será sempre do Sol, e o Sol será sempre da Lua...
E a lua brilha toda a noite com essa luz que o sol lhe deixou... só para dizer o quanto a amava e essa é a luz com que depois a Lua nos dá o seu luar... por todas as noites da nossa vida.

Quando a acabei de contar aos meus filhos, também lhes disse que nem sempre a vida nos corre como queremos, há tempos em que parecemos equilibristas da vida, e só damos passinhos pequeninos, uns atrás dos outros em cima de um cabo... que nem sempre temos o final feliz das histórias que eles mais gostam, mas que acreditamos que isso só acontece porque ainda não acabou... e que "Deus sabe mais"!

Deus se compadeça de nós e nos abençoe,
faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto.
Sejam conhecidos na terra os seus caminhos

Sl 67(66) 2-3