- 7 Maio às 21h15 | Reunião para todos com o tema "Colaboração com os Outros" | Cúria.
- Campanha: "A infância não se repete. Fica para sempre."
Dia Munidal 2018
No dia 14 de abril, celebrámos o Dia Mundial em conjunto com a restante comunidade nacional! Vindos de todo o país, juntámos-nos em Cernache, no CAIC, para um dia de comunhão entre regiões. Começámos à volta da mesa que nos une, com a Eucaristia presidida pelo P Zé Frazão, sj (Provincial da Companhia de Jesus em Portugal), que nos desafiou ao SIM de Maria, especialmente porque celebrámos, como sempre neste dia, a festa litúrgica da Anunciação de Maria. Tivemos ainda a oportunidade de partilhar dos compromissos permanentes da Inês Miranda Santos (Beira Litoral), do João Frade (Beira Litoral), Diliana Pereira (Porto), Mafalda Rebelo (Porto) e Francisco "Pica" Rodrigues (Porto). E as crianças presentes ofereceram os seus dons em desenhos no ofertório, participando já desta nossa dinâmica comunitária.
Depois de um belo repasto e, estando os participantes divididos por "tribos bíblicas", seguiu-se uma caça ao tesouro cheia curiosidades beatas e gargalhadas diveridas! Regressámos todos a casa, mais comunidade!
Aqui partilhamos a foto de família!
Encontro CVX Europa
Reunião Animadores 21/02/2018
Cres_Ser 2018
Partilhamos o testemunho da Mariana Mira Delgado, do grupo DIA:
"Num sábado de Inverno, como qualquer outro – frio e chuvoso – lá cheguei eu ao Colégio São João de Brito para um dia para CresSer. Ainda em stress, a pensar no que tinha ficado por fazer, estudos e trabalho, casa meio por arrumar, fui chegando à sala, ao grupo e, aos poucos, a mim mesma. – na véspera tinha pensado desistir por achar que não ia conseguir gerir tudo, mas alguma coisa em mim não o deixou fazer.
Começámos com um pequeno momento de oração que foi perfeito para acalmar e comecei a sentir uma paz e confiança – já sentia que o “investimento” naquele dia, ia mesmo valer a pena.
Ao longo do dia ficámos a conhecer melhor a origem e a história da CVX – uma história que, como qualquer história, teve avanços e recuos, aproximações e afastamentos – mas que, acabou por se recentrar nos três pilares fundamentais que conhecemos: a comunidade, a oração e a missão. Perceber cada um destes pilares, o seu envolvimento na história da CVX e senti-los como nossos pilares faz todo o sentido; desmistificar conceitos, perceber que as dúvidas que eu tenho não são só minhas mas que, sobretudo, este caminho em CVX não é feito sozinho mas em conjunto, é feito com o meu grupo (dúvidas houvesse!) mas muito também com a Comunidade alargada.
Entrei às 9h angustiada com o que tinha ficado por fazer fora daquelas portas, mas a tentar conhecer melhor este caminho em que estou; cheguei ao fim do dia com a certeza de que este é o meu caminho e a opção de estilo de vida que hoje faço – isso não seria possível sem a magnífica equipa de formação e sem o contributo de todos os que estiveram presentes!
Muito obrigada!
Mariana Mira Delgado"
CIAO
Nova equipa de serviço TeC – Tecnologia e Comunicação
Festa Natal 2018
Oração na Cidade – Advento
TESTEMUNHOS:
TEXTOS DA ORAÇÃO:
Anúncio do nascimento de Jesus - Lc 1, 26-38 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela Meditação:- Deus fala-nos de muitas maneiras. A Maria falou através do Anjo Gabriel. E hoje, agora, estamos receptivos e disponíveis para receber o que Deus tem para nos dizer?
- Maria inquietou-se e perturbou-se. Reações humanas e naturais. Vamos pedir a Deus que, na Sua companhia, saibamos, no início desta oração, lidar com as inquietações com que chegámos aqui, com confiança e sem medo.
- Maria pôs-se a caminho para visitar Isabel. E nós, amanhã, quando nos pusermos a caminho, vamos ao encontro de quem? Identifiquemos uma pessoa com quem temos necessidade de nos encontrar e uma situação que exige a nossa particular presença.
- “Feliz de ti que acreditaste”. Será que de nós se pode dizer o mesmo? Como está a nossa capacidade de acreditar, de confiar em Deus?
- Maria é serva de Deus. O que é para nós ser servo? O que significa isso, em termos muito práticos, na nossa relação com Deus?
- No nosso regresso a casa, levemos connosco a afirmação de que “O Todo Poderoso fez em mim maravilhas”. De forma agradecida, tomemos consciência do muito que Deus faz por nós e, em especial, agradecemos a noite de oração de hoje.