O segundo Jesuíta

O segundo Jesuíta

Há algum tempo, comemorou-se o dia do Beato Pedro Fabro, SJ, por vezes também chamado de “segundo jesuíta” por ser especialmente próximo de Inácio quando fundada a Companhia. Pedro estava á procura de um rumo para a sua vida, quando encontrou Inácio. Ele estava completamente sobrecarregado com opções, tal como todos hoje em dia:
“ Estive sempre pouco seguro de mim e fui fustigado por muitos ventos: por vezes desejando ter casado, por vezes desejando ter sido médico, por vezes, advogado, por vezes, professor de teologia, por vezes clérigo e por vezes desejei ser monge.”
Pedro Fabro descobriu a sua missão na vida através dos Exercícios Espirituais, dirigidos por Inácio.
Jim Martin, SJ diz-nos que a relação entre Pedro e Inácio nos mostra como os amigos não precisam de ser cortados do mesmo pano. Pedro era de um meio humilde e professava uma fé simples: “um dos amigo tinha visto pouco do mundo, o outro muito. Um deles sempre tinha encontrado na religião consolo, o outro buscou sempre Deus através de um caminho tortuoso”
Ainda assim, eram amigos, e caminharam juntos...

Fonte:

http://ignatianspirituality.com/10429/peter-favre-the-second-jesuit/

Beato Pedro Fabro,Santo Inácio e São Francisco Xavier

Beato Pedro Fabro (1506 - 1546)
Era francês, natural da Saboia, onde passou a adolescência.
Ajudado por um tio sacerdote, veio a ser também estudante da Sorbone em Paris, onde Sto. Inácio o encontrou e orientou espiritualmente.
Ordenado sacerdote fez os Exercícios Espirituais sob a orientação de Inácio. Foi ele quem celebrou em Montmartre a missa em que os seis primeiros jesuítas, ainda não sacerdotes, fizeram os seus primeiros votos de pobreza, castidade e de ir à Terra Santa, para lá gastarem suas vidas na ajuda às almas.
Mais tarde foi enviado em missões importantes à Alemanha, onde conquistou S. Pedro Canísio, e a França, Espanha e Portugal.
Chamado pelo Papa para participar do Concílio de Trento, morreu em Roma, em 1546, e foi beatificado por Pio IX em 1872.