O SÍNODO E A CVX

NOTAS DA INTERVENÇÃO DE D. MANUEL CLEMENTE DIRIGIDA À CVX-Sul
Auditório do Colégio de S. João de Brito, 7. Janeiro.2015

A conversa tinha sido marcada pela vontade sentida pelo Bispo de Lisboa em estar com a comunidade CVX. Num primeiro momento, D. Manuel Clemente achou conveniente explicar os dois níveis da grande realidade eclesial: um nível universal e um nível particular/local onde essa realidade está secularizada em várias instituições e movimentos.

20150107-_DSC0449

Actualmente, o conjunto de bispos com o bispo de Roma perfaz um número de cerca de 6000 prelados. Perante a grande dificuldade em reunir um tão grande número de pessoas , o Concílio Vaticano II previu um Sínodo dos Bispos, de carácter permanente. O Sínodo reúne em Assembleias Ordinárias e Assembleias Extraordinárias como a ocorrida em 2014, dedicada à temática da família. Mas as assembleias são a mesma realidade: a reunião de 2014 antecede a Assembleia Ordinária que se realizará em Outubro de 2015, também sobre a temática da família.
(Neste ponto, D. Manuel Clemente aproveitou para afirmar que, de acordo com a sua visão, a família está a voltar a assumir um carácter central, nuclear, doméstico e determinante na vida da Igreja, recordando aqui a Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de João Paulo II (em 1980) e o seu mote, as comunidades cristãs devem ser famílias de famílias)

Na Assembleia Ordinária de 2015, os trabalhos decorrerão a partir de um instrumentum lavoris que está a ser construído a partir das bases, isto é das Dioceses. Aqui, D. Manuel relembrou a fonte de inspiração que é a Exortação Apostólica do Papa Francisco. De facto, a Evangelium Gaudium não é mais um documento de trabalho, mas um programa geral para a Igreja nos próximos tempos. O que é pedido à Igreja é uma conversão missionária, isto é todas as realidades e todos os movimentos devem levar ao mundo a Alegria do Evangelho, concretizando o sonho missionário de chegarmos a todos. Sobre este ponto, D. Manuel relembrou ainda os reptos lançados, pelos Papa João Paulo II e pelo Papa Emérito Bento XVI de uma Nova Evangelização em termos de Ordem, Métodos e Expressões.

 

É neste contexto geral que a Diocese de Lisboa decidiu reunir um Sínodo(um Sínodo Diocesano é uma reunião que o Bispo promove sobre uma temática concreta). Esta reunião deverá ocorrer em dois fins-de-semana de Outubro e/ou Novembro de 2016, ano em que se comemora o tricentenário da qualificação pratiarcal de Lisboa.

Actualmente, existem cerca de mil grupos a trabalharem já na preparação desse Sínodo. A expectativa é a de que, dos diversos grupos e dos diversos meios, surjam sugestões sobre como se devem concretizar o proposto pelo Papa Francisco na sua Exortação Apostólica. Para que tal aconteça cada capítulo da Evangelium Gaudium está a ser alvo de uma reflexão por parte dos grupos a partir de um guião.

Sínodo, palavra de origem grega, a que corresponde concilium em latim, tem o duplo significado de reunião e de caminho. Para D. Manuel Clemente é o aspecto de conjunto do processo destas caminhadas sinodais que vai permanecer na Igreja.

Auditório

MOMENTOS

Sínodo para Todos, Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015

Presidido pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o encontro decorre no início do 2º trimestre (janeiro a março de 2015) da caminha sinodal e vai analisar o conteúdo do Guião de Leitura #2, com o tema ‘ crise do compromisso comunitário’. São quatro os locais onde vai decorrer este encontro: Alenquer (auditório Damião de Góis), Nova Oeiras (auditório paroquial), Parque das Nações (Colégio Pedro Arrupe) e Peniche (auditório Stella Maris). Cada local vai estar ligado em conferência online e existe a possibilidade de todos participarem na discussão. A transmissão do encontro será feita online, a partir do site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) e do canal do YouTube (www.youtube.com/patriarcadolx).

 

Documentos referidos

 

Sítios internet:


Texto: Rui Ivo Lopes, Sal da Terra
Fotografias: Daniel Freitas, Sal da Terra