OTHER 6!

Os outros 6!

Muitos de nós encontramos Deus aos domingos na Igreja. Óbvio! se vamos lá só para isso, o mais natural, é que nos seja evidente a sua presença e este encontro! Tenho, para mim, que não é assim tão simples...

Ainda que o seja, falamos de um dia, numa semana de 7, para a grande maioria das pessoas. E os outros 6?

Ao entrar para a CVX, e na busca permanente de discernimento, na tentativa de uma exame diário de consciência, muitas vezes a pergunta que se coloca é: E Deus?, onde encontrei eu, Deus, hoje? e onde é que senti que precisava de O encontrar? Isto, 7 dias na semana... Ora, se ao Domingo, poderia tomar como certo a sua presença na Igreja, bem como outros dias em que vamos ter com Ele à Sua Casa, então e no resto do tempo?

A pergunta “ e os outros 6?” coloca-se-nos, relativamente a todo o tempo em que não estamos fisicamente tão perto da evidência, de uma forma patente... ainda que, nos dias que correm, não tenha a certeza se a mesma interrogação, não se nos deva ser colocada mesmo perante a evidência física...

Na minha deambulação pela web, que, como há algum tempo um amigo me dizia, é como  um cesto de cerejas, quando se puxa uma vêm sempre outras atrás, descobri um blog, com uma ideia genial: o “Other 6”! Simples, prático e up to date com as novas tecnologias!

Pegando no exame de consciência inaciano, e adaptando-o aos dias de hoje, quer à rapidez com que tudo se passa, quer aos meios de comunicação utilizados, coloca-nos duas questões muito básicas: Onde descobriu Deus hoje? e Onde precisa de descobrir Deus, hoje?

Jesuíta e catolico, na sua inspiração, o Other 6, é uma comunidade on-line da Loyola Press, sem qualquer agenda pré-fixada, que apenas pretende a partilha desta busca incessante de Deus. Não se pretende grandes reflexões, antes tentativas de resposta simples e até 140 caracteres, que sejam acessíveis a todos.

Gostei e aderi! Acho útil esta proximidade... não há obrigações, não há recriminações, apenas se pretende partilha, espírito comunitário, tal qual hoje em dia começam a ser concebidas as comunidades.

O mais engraçado, foi ter aderido e ter colocado no meu primeiro post: Hoje encontrei o “Other 6”, encontrei Deus no meu computador. Básico, não? foi seguido de inúmeras respostas de boas vindas e de acolhimento, e desta maneira tornei-me presente nas orações daquela comunidade. E ela, nas minhas.

Gostava de trazer este projecto para Portugal, em português.

http://www.other6.com/