Vem aí a Assembleia Nacional

De 30 de Outubro a 1 de Novembro próximos, a CVX-P vai reunir-se em Assembleia Nacional (AN). Este é um momento fundamental na vida da nossa comunidade e, por isso, o nosso Departamento de Investigação pôs mãos à obra. Fomos esmiuçar a coisa e agora partilhamos com a comunidade da Região Sul. Não percas um único episódio desta saga.

1º capítulo

O que é uma AN?

A Assembleia Nacional é o órgão máximo de governo da CVX-P. A AN reúne, em princípio, de 3 em 3 anos, para decidir todas as questões relevantes sobre a vida da comunidade. Na AN, a comunidade faz o ponto de situação do seu percurso e define as suas linhas de rumo para os 3 anos seguintes, de acordo, naturalmente, com os Princípios Gerais e também com as orientações das Assembleias Mundiais. Depois elege a equipa que levará à prática as linhas de rumo aprovadas. A AN pode também reunir-se em circunstâncias especiais, como aconteceu no passado dia 23 de Janeiro, para votação dos novos estatutos.

Quem participa na AN?

Esta foi exactamente uma das questões que os novos estatutos vieram alterar. Na próxima Assembleia participarão 2 representantes de cada um dos grupos CVX. Isto permite que toda a comunidade esteja efectivamente representada. Note-se contudo que apenas os grupos afiliados e com as quotas em dia têm direito a voto. Cada grupo tem direito a 1 voto.