Fomos mais de 100 e estavam representados para lá de uma vintena de Grupos.
Foi uma celebração muita bonita e profunda.
Uma cruz e uma comunidade em seu redor.
"A grande maioria dos leitores trouxe um riqueza acrescida pela forma cuidada, clara e articulada como leram. Alguns bonitos timbres de voz! O som do ambão de qualidade muito boa." (Diogo Pais-Romanos, 8)
No final, antes da oração de conclusão, o Pe Alberto Sousa, que nos guiou, deu o lema desta caminhada quaresmal: "Solidariedade, entreajuda! Sem o vosso apoio eu não teria conseguido levar a cruz durante as 14 estações. Estas escassas dezenas de metros não teriam sido possíveis sem a vossa ajuda."
No final, à saída, sentia-se uma comunidade em consolação.
Via Sacra CVX-2013 na Igreja de São João Baptista do Lumiar.
Fica o guião da Via Sacra em formato livrinho para quem quiser imprimir.
Apresentação à Via-Sacra no Coliseu de Roma em 2002
As meditações das estações foram retiradas da Via-Sacra em Sexta Feira Santa, no Coliseu de Roma em 2002 presidida pelo Santo Padre João Paulo II.
A sua novidade está na multiplicidade dos autores: catorze jornalistas e agentes da comunicação social, homens e mulheres, todos leigos, acreditados junto da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Eles souberam associar o mistério de Jesus Nazareno com os factos da história contemporânea: pessoas e rostos, circunstâncias e lugares do nosso mundo também constituem uma Via-Sacra diária, continuando Cristo a viver e sofrer em tantos nossos irmãos e irmãs: nos humildes e nos pobres, nos deserdados e nos doentes, nos presos e nos perseguidos, nos sem abrigo e sem pátria.
in DEPARTAMENTO PARA AS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS DO SUMO PONTÍFICE